Portugal Telecom (PT)

                A Portugal Telecom (PT) lidera o mercado em Telecomunicações e Multimédia em Portugal. A empresa opera em todos os segmentos do setor de Telecomunicações: comunicações fixas, móveis, multimédia, dados e soluções cooperativas, focando-se na convergência de telecomunicações com as áreas de media e IT.

Nas últimas duas décadas, a PT tem participado ativamente em projetos financiados pela UE e por outros organismos financiadores internacionais (CEPT e ETSI, CCITT, ITU). O compromisso assumido pela PT para a promoção da cooperação com instituições nacionais e internacionais de I&D, faz com que desempenhe atualmente um papel preponderante como agente da transferência de conhecimento tecnológico entre o mercado e a indústria.

A PT tem uma posição privilegiada na prestação de serviços para as smart cities. Um bom exemplo é a plataforma MEO IPTV da PT, que inclui a aplicação interativa MEO Energy. Esta aplicação encontra-se sincronizada com um contador de eletricidade inteligente, e permite a

visualização dos gráficos de consumos, sugestões de melhoria e pegada de carbono gerada, diretamente na TV.

A PT tem estado a participar em vários projetos FP 7, dos quais se destacam os seguintes:

MO-BIZZ (Fostering Mobile Business through Enhanced Cloud Solutions) - Projeto Europeu CIP, coordenado pela PT e dedicado ao desenvolvimento, analise e implementação de serviços mobile cloud. Com início em Janeiro de 2013, MO-BIZZ tem como objetivo disponibilizar, com benefício de todos todo o acesso a toda a da cadeia de valor associada aos canais móveis, incluindo as empresas de telecomunicações, developers e integradores.

MOBILECLOUD (Future Communication Architecture for Mobile Cloud Services) – É um projeto de integração em larga escala com o objetivo de desenvolver uma nova arquitetura e tecnologias de rede móvel, através de prova de conceito de protótipos, para fazer a transição da atual rede móvel para um sistema de comunicação totalmente baseado em plataformas cloud computing, dinâmicas, eficientes e com custos reduzidos.

FIT-MAN (Future Internet Technologies for MANufacturing) – Projeto de integração em larga escala com o objetivo de fornecer um conjunto de casos de estudo da indústria para testar e avaliar a aplicabilidade, abertura e flexibilidade das Tecnologias Futuras de internet em ambiente industrial.

IOT.EST (http://ict-iotest.eu/iotest/) - Este projeto irá desenvolver um teste para Service Creation Environment (SCE) para serviços de empresas do género Internet of Things (IoT). A SCE irá permitir a aquisição de dados e controle / atuação de sensores, objetos e atores. O projeto vai fornecer os meios e instrumentos para definir e instalar serviços (IoT) que usam dados em domínios transversais facilitando monitorização ao longo do tempo e a adaptação automática do serviço ao ambiente / contexto e alterações dos parâmetros de rede (por exemplo, QoS). O projeto vai criar protótipos dos principais conceitos desenvolvidos e irá avaliar os resultados para a futura da criação de serviços IoT, implantação e testes de produtos.

Parceiros
Técnico Lisboa
PT
ISA
Adene